Publicidade
 
Equipe de Obra
Busca
OK
  Login Senha  
  OK
  cadastre-se grátis    esqueci a senha
 
Passo a passo
Envie para um amigo Imprimir
 

Muro com blocos de concreto


Confira todos os procedimentos para construir um muro com alvenaria de concreto, desde a escavação até o assentamento dos blocos e o arremate



Construir um muro divisório com blocos e concreto é uma tarefa relativamente simples. Porém, essa facilidade não significa que você deve deixar de lado alguns cuidados com a escolha e preparo dos materiais, assim como com o processo de execução.

A estabilidade necessária para garantir vida longa e segurança ao muro depende, antes de tudo, de um bom assentamento. Os blocos devem estar apoiados sobre fundações adequadas. Em terrenos com solo firme, a execução de um baldrame armado com blocos do tipo canaleta pode ser suficiente. Já em solos instáveis, pode ser preciso executar fundações mais profundas.

Embora não precisem assumir função estrutural, os blocos de concreto também requerem atenção com a compra e o recebimento. Descarte peças quebradas, trincadas ou com deformações. Lembre-se também que o concreto utilizado deve ter traços específicos, de acordo com a situação de aplicação.

Antes de levantar os muros de divisa, não se esqueça de consultar a Prefeitura para saber os alinhamentos corretos e se existem exigências a serem atendidas, como, por exemplo, em relação à altura do muro.

FERRAMENTAS
Ferramentas e materiais necessários: carrinho porta-massa, colher de pedreiro, colher meia-cana, escantilhão, nível, prumo, esquadro, enxada ou pá, bisnaga, broxa, palheta, martelo de borracha, trena, torquês, arame de aço recozido.

Passo 1
A construção de muros divisórios com blocos de concreto começa com a escolha e depois com a limpeza e medição do local onde será construído o muro. A região onde será erguido o muro deve estar sem lixo e livre de vegetação. Após esses procedimentos, inicia-se a abertura de uma vala de fundação. Para isso utilize picareta ou enxadão.

Passo 2
A profundidade da vala dependerá da altura do muro. Para muros de até 1 m de altura, por exemplo, a profundidade deve ser de pelo menos 20 cm (veja tabela). Recomenda-se, ainda, que a vala escavada tenha, pelo menos, 30 cm de largura.
A profundidade da vala deve ser proporcional à altura do muro a ser construído. Veja na tabela o quanto será preciso escavar:
Altura do muro (m)
até 1,0
até 1,5
até 2,0
até 2,5
Profundidade do alicerce (cm)
20
30
40
50

Passo 3
O fundo da vala deve ser compactado e receber uma camada de concreto magro de 5 cm. Após secagem dessa primeira camada, serão assentados os blocos tipo canaleta (baldrame), que serão posteriormente preenchidos com concreto.

Passo 4
O traço recomendado para o concreto é: uma lata (18 l) de cimento, duas latas de areia e três latas de pedrisco.

Passo 5
Assente o primeiro bloco sobre a argamassa. Preparar a argamassa de assentamento com uma lata de cimento, meia lata de cal e seis latas de areia.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>
 
Envie para um amigo Imprimir
 
Edição 17
Maio/2008

Zoom na Capa
Assine Edições Anteriores Sumário
 
Publicidade
 


 
Assine Cadastro Newsletter Assine Edições Anteriores Sumário